Quem sou eu

Minha foto
Jundiaí, SP, Brazil
Profissional de Educação Física Cref: 051.676-G/SP Membro da Gallo Personal Systems. Treinamento customizado: de acordo com o perfil do aluno. Agende uma avaliação física e saiba muito mais! (11) 99719-9792

Páginas


Acabe com as gordurinhas indesejadas e acelere o metabolismo.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

SUPLEMENTO ALIMENTAR NÃO É ANABOLIZANTE


Se você faz treinos físicos – seja corrida, musculação ou outro esporte – com pouca regularidade é possível que você não tenha precisado pensar ou saber a respeito dos suplementos alimentares. Mas caso sua rotina de atividades físicas seja mais regular, é preciso pensar na complementação da sua dieta e na reposição adequada dos nutrientes perdidos. Afinal, nem todos conseguem manter uma alimentação de atleta na correria do dia a dia.
 Mas é bom lembrar, antes de tudo, a confusão que ainda muita gente faz quando pensa em suplementação: ingerir proteínas ou vitaminas sintetizadas é uma coisa, tomar anabolizantes é outra (completamente diferente).

Os hormônios anabolizantes (ou simplesmente anabolizantes) são uma classe de hormônios esteroides, encontrados naturalmente no organismo e que promovem o crescimento e a divisão celular e o desenvolvimento de tecidos, como o muscular e o ósseo.

“Esses hormônios também são sintetizados em laboratório, geralmente derivados da testosterona, o hormônio sexual masculino. Seu uso, em tese, só pode ser receitado por médico pelo fato de sua venda ser controlada no Brasil. Afinal, é fato que o uso desses hormônios esteroides estão associados a diversos efeitos colaterais, quando administrados em doses excessivas incluindo pressão alta e problemas de coração”, explica Alba Tessi, nutricionista e técnica de Pesquisa e Desenvolvimento da ADS Laboratório Nutricional.

Alba lembra também que não é mito a questão relacionada à saúde sexual daqueles que optam por ingerir os anabolizantes. “Há o perigo também da redução da produção de espermatozoides e do volume testicular, aumento da próstata, desenvolvimento de mamas e sinais de feminização no homem. Já em mulheres, ocorre o aumento dos pelos corporais, suspensão das menstruações, atrofia mamária, calvície, engrossamento da voz e sinais mais graves de masculinização.”


Suplementação é outra coisa

Os suplementos alimentares, entretanto, são alimentos que servem para complementar a dieta diária de uma pessoa saudável. Isso porque em casos de esportistas amadores, nos quais a ingestão de nutrientes seja insuficiente – ou seja, quando a dieta requer suplementação de proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais – é preciso complementar (ou suplementar) essa alimentação.

Mas não é qualquer um que pode ingerir indiscriminadamente esse tipo de suplementação. “Seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico, mediante avaliação de exames bioquímicos e posterior acompanhamento. Não se deve fazer uso indiscriminado de suplementos alimentares”, alerta Alba, que lembra também que os atletas de alto rendimento ainda têm à disposição produtos ainda mais completos.


Tipos de suplementação

Alba observa ainda os tipos de suplementação disponíveis nas lojas especializadas:

Suplementos protéicos: formulados com proteínas de alto valor biológico, ou seja, seu teor de aminoácidos deve ser correspondente ao teor de aminoácidos presentes em proteínas de origem animal (carne, leite e ovos) a fim de complementar a necessidade protéica de atletas;

Suplementos energéticos: produtos destinados a complementar as necessidades energéticas de atletas, podendo ser formulado com carboidratos simples e ou complexos;

Suplemento hidroeletrolítico: destinado a auxiliar a hidratação, podendo conter micronutrientes como o sódio e o potássio, além de carboidratos, em concentrações preestabelecidas;

Suplemento para substituição parcial de refeições: alimento destinado a complementar as refeições de atletas em situações nas quais o acesso a alimentos que compõem a alimentação habitual seja restrito;

Suplemento de creatina: destinado a complementar os estoques endógenos de creatina, e

Suplemento de cafeína: voltado a aumentar a resistência aeróbia em exercícios físicos de longa duração.

Mas lembre-se: os suplementos não garantem que você modificará seu corpo mais rapidamente – seja emagrecer ou aumentar a massa muscular –, mas apenas serve para complementar sua ingestão nutricional e, portanto, melhorar sua resposta a uma rotina de exercícios constante e cujo esforço tenha metas definidas e em longo prazo. O esforço, afinal, é seu e não há milagres nem soluções mágicas.
-
por Enio Rodrigo.

Visite nossa loja vitual e confira suplementos Bodygenics e mais de 20 mil itens esportivos.

Maiores informações, contate-nos:
(11) 9719-9792


Nenhum comentário:

Postar um comentário